quinta-feira, 15 de julho de 2021

U-BLOX NINA W106 PROGRAMADO COM ATMOSPHERE IOT - APP MOSTRANDO ENTRADA ANALÓGICA

 U-BLOX NINA W106 PROGRAMADO COM ATMOSPHERE IOT - APP MOSTRANDO ENTRADA ANALÓGICA


O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível programar o U-BLOX NINA W106 com o ATMOSPHEREIOT. Neste exemplo faremos a leitura de uma das entradas ANALÓGICA e mostrar no APP via BLE.

A Internet das Coisas surgiu como a megatendência da tecnologia de hoje, prometendo reinventar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se divertem. De empolgantes dispositivos inteligentes para o consumidor a sistemas de manufatura ciberfísicos inteiramente novos, os inovadores estão encontrando maneiras de remodelar o comportamento do consumidor e redefinir a vantagem competitiva dos negócios. Os especialistas do setor prevêm que um trilhão de dispositivos estará conectado até 2035.

Se for esse o caso, temos muito trabalho a fazer.

Algumas coisas nos negócios não mudam. O sucesso ainda se concentra em conhecer seu cliente, entender o problema que você está resolvendo e fornecer uma experiência atraente com um forte ROI. No entanto, pode ser assustador para os inovadores envolverem-se em todas as diferentes peças e peças de tecnologia necessárias para criar uma solução IoT completa. Não há respostas que sirvam para todos e há muitos padrões para escolher. Os inovadores de IoT devem ser tecnicamente “multilíngues” - familiarizados com o idioma tecnológico não relacionado de eletrônicos embarcados, sensores, opções de dados sem fio, aplicativos de smartphone, middleware e computação em nuvem. É muito fácil ficar preso na pilha de tecnologia.

É aí que entra o Atmosphere.

Lançado pela primeira vez em 2015 e usado por milhares de inovadores, o Atmosphere oferece aos criadores de soluções IoT a maneira mais rápida e simples de criar, conectar e gerenciar sistemas integrados à nuvem completos. O Atmosphere convida você a entrar na via rápida para criar novos dados de IoT e colocá-los em aplicativos móveis e em nuvem - enquanto oferece a flexibilidade e controle para escolher as melhores “vias” de tecnologia para seu projeto.

Comece a mexer com o Atmosphere IoT Studio, nosso IDE online gratuito de arrastar e soltar, para construir todo o firmware do seu dispositivo, aplicativos móveis e painéis em nuvem com facilidade. Corporações globais líderes da indústria com uma vasta base de clientes de engenharia optaram por colocar uma etiqueta branca no Atmosphere IoT Studio para torná-lo disponível diretamente para suas bases de fãs registradas.

Também trabalhamos (ATMOSPHERE) diretamente com OEMs e integradores de soluções para criar seus próprios aplicativos de IoT gerenciados em nuvem em uma variedade de setores verticais e casos de uso. Servindo como seu hub para o gerenciamento de dispositivos, dados, usuários e aplicativos, o Atmosphere IoT Central permite iniciar implantações de IoT pequenas e escalonáveis. Você pode trazer seu próprio dispositivo e começar com pilotos comerciais de pequena escala sem quebrar seu orçamento. E mude para aplicativos de IoT dimensionados, seguros e com etiqueta branca, feitos sob medida para suas necessidades.

ADC

As entradas digitais só podem ler valores baixo ou alto (0 ou 1), mas os pinos analógicos podem medir a tensão analógica. Existem limitações quanto ao tensões aplicadas às entradas analógicas. Quando ao pino digital, ele tolera 5V, mas se ele estiver configurado como analógico, 3,3V é o máximo. Esta limitação não é realmente um problema porque a maioria dos sinais analógicos são condicionados para trabalhar com esta entrada analógica. Um divisor de tensão ou circuito opamp pode ser usado para obter uma parcela do sinal. Por exemplo, se quisermos medir a tensão da bateria, 6V, ou seja, então vamos cortar pela metade a tensão com resistências por exemplo, para o pino só pega metade da tensão que é 3V. No software,  sabemos que a leitura da tensão é dividida por dois, basta multiplicar por 2 para obter a real  medida.

U-BLOX NINA W106

MONTAGEM

Adquirimos então os seguintes componentes



Montado ficou assim

O esquema elétrico é este



Algumas características do Kit

-Botão de RESET;
-Botão de Modo BOOTLOADER (W106);
-Plugável no PROTOBOARD;
-Acesso às várias GPIOS;

Pequena 

Abaixo o roteiro para você seguir:

Entre no Ambiente do Atmosphere com sua conta e crie o projeto a seguir (ESP32-DEV-KIT-C, o mesmo core do U-BLOX NINA 106):


Embedded

Neste exemplo (Aba Embedded), basicamente são criados os seguintes Elementos:

1 Element Interval, 1 Element ADCpin, 1 Element para Debug e 1 Elements BLE GATT CHARACTERISTCS.
  • O Element Interval a cada 1 segundo solicita a leitura do conversor ADC (12 bits)
  • Do ADC, o valor lido é encaminhado para o Element BLE GATT CHARACTERISTCS, os qual serão transmitidos para o APP, também é enviado para o Element Debug.

APP

Neste exemplo (Aba Application) são criados basicamente 3 Elements
  • O primeiro Element, BLE GATT CHARACTERISTIC, faz uma escrita no Element AnalogMeter (Temperatura), a cada intervalo definido pelo Element Interval
Gravando

Conecte no U-BLOX NINA W106 na serial e identifique a COMx.


ÓTIMA REFERÊNCIA PARA PINOS DO ARDUINO E PINOS (GPIOS) DO NINA W106


Consulte

NINA-W10 series, data sheet (u-blox.com)

Foi utilizado um Potenciômetro para gerar o sinal analógico de 0 à 3.3V.

 

BREAKOUT W106

COMPONENTE

GPIO34

IO2

ADC

ANALOG
ESP32UBLOX W106


MONTAGEM





Agora será necessário abrir a sua Aplicação (APP) via ATMOSPHERE IOT APP, será necessário fazer o Provisioning para que apareça, pode ser pelo ATMOSPHERE IOT APP (via BLE) ou via WEB PAGE da ATMOPHEREIOT. Neste caso, não será necessário entrar com o SSID e PASSWORD da sua rede WIFI, pois o Embedded não publicará dados no ATMOPHERE Cloud.

Scan
Aparecerá o MAC do Embedded (se for via APP ATMOSPHEREIOT)
Aparecerá o EMBEDDED conectado na COMx

Cancel





APP do Usuário

UART

Vários sensores podem ser adicionados ao projeto

Consulte os pacotes da Atmosphere
----------------------------------------------------------
Dúvidas:

suporte@smartcore.com.br

Referências:

Sobre a SMARTCORE
A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

U-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO COM .NET nanoFramework - Amazon ALEXA - Mandando Temperatura e Umidade

U-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO COM .NET nanoFramework - Amazon ALEXA  Mandando Temperatura e Umidade para Assistente Alexa falar Testado ...