quarta-feira, 17 de março de 2021

U-BLOX NINA W106 PROGRAMADO COM ATMOSPHERE IOT

 U-BLOX NINA W106 PROGRAMADO COM ATMOSPHERE IOT


O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível programar o U-BLOX NINA W106 com o
ATMOSPHERE. Neste exemplo faremos um LED piscar a cada 1 segundo e outro LED ser 
controlado por BLE.


A Internet das Coisas surgiu como a megatendência da tecnologia de hoje, prometendo reinventar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se divertem. De empolgantes dispositivos inteligentes para o consumidor a sistemas de manufatura ciberfísicos inteiramente novos, os inovadores estão encontrando maneiras de remodelar o comportamento do consumidor e redefinir a vantagem competitiva dos negócios. Os especialistas do setor prevêm que um trilhão de dispositivos estará conectado até 2035.

Se for esse o caso, temos muito trabalho a fazer.

Algumas coisas nos negócios não mudam. O sucesso ainda se concentra em conhecer seu cliente, entender o problema que você está resolvendo e fornecer uma experiência atraente com um forte ROI. No entanto, pode ser assustador para os inovadores envolverem-se em todas as diferentes peças e peças de tecnologia necessárias para criar uma solução IoT completa. Não há respostas que sirvam para todos e há muitos padrões para escolher. Os inovadores de IoT devem ser tecnicamente “multilíngues” - familiarizados com o idioma tecnológico não relacionado de eletrônicos embarcados, sensores, opções de dados sem fio, aplicativos de smartphone, middleware e computação em nuvem. É muito fácil ficar preso na pilha de tecnologia.

É aí que entra o Atmosphere.

Lançado pela primeira vez em 2015 e usado por milhares de inovadores, o Atmosphere oferece aos criadores de soluções IoT a maneira mais rápida e simples de criar, conectar e gerenciar sistemas integrados à nuvem completos. O Atmosphere convida você a entrar na via rápida para criar novos dados de IoT e colocá-los em aplicativos móveis e em nuvem - enquanto oferece a flexibilidade e controle para escolher as melhores “vias” de tecnologia para seu projeto.

Comece a mexer com o Atmosphere IoT Studio, nosso IDE online gratuito de arrastar e soltar, para construir todo o firmware do seu dispositivo, aplicativos móveis e painéis em nuvem com facilidade. Corporações globais líderes da indústria com uma vasta base de clientes de engenharia optaram por colocar uma etiqueta branca no Atmosphere IoT Studio para torná-lo disponível diretamente para suas bases de fãs registradas.

Também trabalhamos (ATMOSPHERE) diretamente com OEMs e integradores de soluções para criar seus próprios aplicativos de IoT gerenciados em nuvem em uma variedade de setores verticais e casos de uso. Servindo como seu hub para o gerenciamento de dispositivos, dados, usuários e aplicativos, o Atmosphere IoT Central permite iniciar implantações de IoT pequenas e escalonáveis. Você pode trazer seu próprio dispositivo e começar com pilotos comerciais de pequena escala sem quebrar seu orçamento. E mude para aplicativos de IoT dimensionados, seguros e com etiqueta branca, feitos sob medida para suas necessidades.

U-BLOX NINA W106


MONTAGEM

Adquirimos então os seguintes componentes



Montado ficou assim



O esquema elétrico é este



Algumas características do Kit

-Botão de RESET;
-Botão de Modo BOOTLOADER (W106);
-Plugável no PROTOBOARD;
-Acesso às várias GPIOS;

Pequena 


Abaixo o roteiro para você seguir:

Entre no Ambiente do Atmosphere com sua conta e crie o projeto a seguir (ESP32-DEV-KIT-C, o mesmo core do U-BLOX NINA 106):



Neste exemplo, 2 elementos são criados, Element BLE GATT CHARACTERISTIC e Embedded Basic INTERVAL.
O primeiro permite que associe à CHARACTERISTIC um GPIO, o qual pode ser escrito via APP MOBILE.
O segundo permite que você associe um INTERVAL para um GPIO, o qual fará um TOGGLE a cada 1 segundo.

Seleção das GPIOS



Click em Program Firmware e será realizado um Download! Você pode também baixar o código fonte gerado (Mbed)


Gravando

Conecte no U-BLOX NINA W106 na serial e identifique a COMx.


ÓTIMA REFERÊNCIA PARA PINOS DO ARDUINO E PINOS (GPIOS) DO NINA W106


Consulte

NINA-W10 series, data sheet (u-blox.com)

Ligue os pino do U-BLOX NINA W106 nos LEDs

 

BREAKOUT W106

COMPONENTE

GPIO14

IO14

LED1

GATT
GPIO12

IO12

LED2

INTERVAL
ESP32UBLOX


MONTAGEM


EXECUÇÃO (INTERVAL)

INTERVAL 1 segundo

EXECUÇÃO (BLE) (LED ALTERADO PARA IO12)











Pode pode também já criar o APP via ATMOSPHERE IOT.


Mas para isto, é necessário que você entre com as credenciais do WIFI via APP da ATMOSPHERE, então será fará o registro no servidor e criar o APP.






APP do Usuário!

Vários sensores podem ser adicionados ao projeto

BME280

Consulte os pacotes da Atmosphere
----------------------------------------------------------
Dúvidas:


suporte@smartcore.com.br

Referências:
NINA-W10 series, data sheet (u-blox.com)

Sobre a SMARTCORE

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

U-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO COM .NET nanoFramework - Amazon ALEXA - Mandando Temperatura e Umidade

U-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO COM .NET nanoFramework - Amazon ALEXA  Mandando Temperatura e Umidade para Assistente Alexa falar Testado ...